Make your own free website on Tripod.com

A HISTÓRIA DO CLUBE

logotipo.gif

Home
RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES
GALERIA CAMPEÕES
ESCOLINHA DE FUTEBOL
A HISTÓRIA DO CLUBE
ORGÃOS SOCIAIS
PALMARÉS
BLOG

 

O AVEROMAR FUTEBOL CLUBE foi fundado em 25 de Novembro de 1983. Sendo um clube completamente amador, tem como finalidade a prática desportiva nomeadamente do futebol. Inserido numa Vila com várias carências sociais, o clube tem funcionado como local e motivo de integração comunitária e de desenvolvimento humano e social.

O AVEROMAR FUTEBOL CLUBE participa há mais de  20 anos no Campeonato Inter-Freguesias da Póvoa de Varzim  organizado pela respectiva Câmara Municipal Esta participação efectua-se em 5 Escalões: Escolinhas (   -   anos), Infantis (10-13 anos), Juvenis (14-17 anos) e Seniores (18-100 anos) e Feminino (16-100 anos), movimentando cerca de 120 atletas e 20 dirigentes e técnicos, ao longo de um campeonato que dura 9 meses.

VER PALMARÉS

Ao nível das infra-estruturas, o AVEROMAR FUTEBOL CLUBE tem um campo de futebol equipado com 2 balneários, bar, sala da direcção e lavandaria, sendo que estas instalações são propriedade da Junta de Freguesia da Vila de Aver-o-Mar. No que diz respeito aos recursos humanos, o clube possuiu uma direcção composta por 8 elementos, assim como cinco equipas técnicas (uma para cada escalão e compostas por 4 elementos cada).

VER ELENCO ACTUAL DOS ORGÃOS SOCIAIS 

Refira-se ainda a cedência, sem qualquer tipo de compensação, de atletas formados no clube para clubes filiados no Inter-Freguesias. Embora forme atletas, o clube tem como principal finalidade formar homens para o futuro. Daí a nossa forte aposta nos escalões jovens, desde sempre fundamental na vida desta associação.

______________________________________________________

______________________________________________________

BREVE HISTORIAL DO AVEROMAR FC

Os primeiros 25 anos

 

 

O Averomar F.C. (AFC) foi oficialmente fundado em 25 de Novembro de 1983.

No entanto, o clube existe já desde esse mesmo dia mas do ano de 1981, sob a forma de uma Comissão Administrativa, remontando a essa altura os seus primeiros sócios. Pelo que é fácil fazer as contas: o AFC encontra-se a comemorar a bonita idade de 25 anos de existência.

 

 

O arranque em duas fases...

 

O clube nasceu como fruto da vontade de um conjunto de cidadãos da freguesia de Aver-o-Mar, nomeadamente dos seus sócios-fundadores – num total de 16 (dos quais dois estão já desaparecidos), que tudo fizeram para dar corpo a um sonho antigo da sociedade civil local. O seu trabalho inicial desenvolveu-se então na referida Comissão Administrativa que, ao longo de dois anos, levou a cabo reuniões, contactos e outras actividades com o objectivo de estabelecer as bases do AFC, designadamente os seus estatutos.

 

O primeiro presidente do clube foi o Sr. António Moreira, um dos citados sócios-fundadores, que juntamente com o Sr. António Morincheira (já falecido), se assumiram como os principais impulsionadores do nascimento do AFC, contribuindo ambos com verbas significativas do seu próprio bolso, mas também utilizando a sua grande influência na sociedade civil local no recrutamento de sócios e patrocínios para o clube. Assim, rapidamente o clube atingiu os 300 sócios.

 

Desde a sua fundação, o AFC nunca mudou de casa – o seu campo e sede social na Avenida dos Pescadores, bem junto à praia – que se tornou num local cheio de história e significado na própria freguesia. A fundação do clube esteve mesmo fortemente ligada à luta empenhada e aguerrida pela preservação desse importante espaço público e comunitário para as gentes da freguesia.

 

Também as cores do clube – o vermelho e branco - fazem parte da mística do AFC e têm uma história curiosa: entre os 16 sócios fundadores a maioria era portista, incluindo o Sr. Moreira, primeiro presidente. Mas quando chegou a altura de decidir acerca das cores do clube, a solução encontrada foi original: as cores do primeiro equipamento oferecido por um patrocinador passariam a ser as cores do clube para sempre. Ora o primeiro equipamento oferecido ao clube era “à Arsenal” (ou à Sporting de Braga, que vai dar ao mesmo), pelo que as cores vermelho e branco tornaram-se as cores do AFC. Até hoje...

 

 

Um clube vencedor

 

As primeiras provas de futebol em que o AFC participou aconteceram em 1982, estreando-se no Torneio Quadrangular de futebol popular de Aguçadoura, que serviu também para celebrar a inauguração do campo deste clube. Neste torneio, o AFC não podia ter começado melhor a sua vida desportiva, conquistando o trofeu em disputa – o primeiro de muitos.

 

Depois, o clube continuou a apresentar-se em diversos torneios de futebol popular pelas freguesias da Póvoa até à criação em 1983/84 do Campeonato Inter-Freguesias da Câmara de Póvoa de Varzim, em que o AFC participou desde a primeira hora.

 

A primeira prova do Inter-Freguesias conquistada pelo AFC aconteceu em 1984/85, no escalão de Juvenis, e logo na temporada de estreia da competição neste escalão.

 

Em 1989-90, o clube conseguiu o seu primeiro título em Seniores, ao ganhar a Taça da Póvoa, para na temporada seguinte (1990-91) se sagrar pela primeira vez vencedor do campeonato neste escalão.

 

Em 1995/96 foi altura dos Infantis alcançarem o seu primeiro título de campeões, para em 2005/06 ser a vez dos Escolinhas conseguirem esse feito.

 

Ao longo dos anos, o AFC tem acumulado muitos títulos, afirmando-se como um clube vencedor, portador de uma mística muito especial feita de capacidade de luta e sacríficio, reconhecida pelos próprios adversários, tendo sido já campeão em todos os escalões masculinos do Inter-Freguesias.

 

Na época 2002/03, a safra de títulos foi impressionante: a “tripla” em Séniores (Campeonato, Taça e Taça dos Campeões), a “dobradinha” em Juvenis (Campeonato e Taça) e ainda a Taça da Póvoa em Infantis. Um verdadeiro ano de ouro!

 

Também ao nível das competições inter-concelhias do Norte o palmarés do AFC é quase inimitável: desde a criação destas provas o clube tem chegado sempre às finais (num total de sete), conseguindo quatro títulos, um dos quais da Taça dos Campeões.

 

 

Aprender com o passado, desfrutar o presente e construir o futuro

 

A aposta do AFC centrou-se sempre no futebol, com uma preocupação crescente na formação. Foi assim que ao longo da sua existência o clube foi cada vez mais apostando na formação no futebol, criando sucessivamente os escalões de juvenis, infantis e finalmente de escolinhas e feminino

 

No entanto, para além do futebol, o AFC chegou também a albergar outras modalidades, como o ténis de mesa (em que foi campeão do escalão de cadetes do campeonato concelhio) e o atletismo.

 

Sendo um clube completamente amador, inserido numa freguesia com várias carências sociais, o AFC tem funcionado como local e motivo de integração comunitária e de desenvolvimento humano e social. Nas nossas cidades tem vindo a desenvolver-se uma urbanização desmedida, com quase todos os espaços existentes utilizados com fins habitacionais ou comerciais. Assim, desaparecem os espaços livres onde as crianças e os jovens habitualmente desenvolviam as suas actividades de lazer. Se a este fenómeno acrescentarmos a progressiva sedentarização dos próprios jovens, seduzidos cada vez mais pela televisão e por outros meios audiovisuais, temos um cenário preocupante de falta de exercício físico e convivência social, exactamente nas idades em que estas dimensões são mais importantes.

 

O AFC tem procurado ao longo da sua existência contribuir para que esta situação se atenue, criando alternativas credíveis para que os jovens possam praticar desporto, passando mais tempo ao ar livre e desenvolvendo um conjunto de valores que podem e devem ser trabalhados a partir da actividade desportiva colectiva.

 

Apesar das dificuldades sentidas, designadamente ao nível material - com destaque para a vertente das instalações - o clube mantém um espírito muito especial, a que muitos chamam mística, que lhe permite conhecer o êxito desportivo com muita regularidade mas também destacar-se pela forte dimensão social da sua actividade, demonstrando pela acção como é possível a prática desportiva organizada fora dos trâmites habituais das Federações e Associações regionais.

 

O Averomar F.C. participa há mais de 20 anos no Campeonato Inter Freguesias da Póvoa de Varzim (organizado pela respectiva Câmara Municipal). Esta participação efectua-se em todos os cinco escalões existentes: Feminino, Escolinhas, Infantis, Juvenis e Seniores, movimentando cerca de 150 atletas e 20 Dirigentes e Técnicos, ao longo de um evento que se estende muitas vezes a 9 meses de cada ano. Além disso, no próprio campeonato inter-freguesias encontram-se muitos atletas espalhados por várias equipas que, tendo sido formados no AFC, foram cedidos, sem qualquer tipo de compensação, a estes clubes.

 

Ao nível das infra-estruturas, o Averomar F.C. tem um campo de futebol equipado com 2 balneários, bar, sala da direcção e lavandaria, sendo que estas instalações são propriedade da Junta de Freguesia da Vila de Aver-o-Mar. 

 

No que diz respeito aos recursos humanos, o clube possuiu uma direcção composta por 9 elementos, assim como cinco equipas Técnicas de apoio (uma para cada escalão e compostas por cerca de 4 elementos cada).

 

No AFC temos muito orgulho no nosso passado e nos sucessos obtidos. Mas sabemos que o presente e o futuro não vivem apenas das recordações. Por isso, numa altura em que o clube se prepara para festejar o seu 25º aniversário, foi lançada a “Campanha dos 500 sócios”, como forma de incentivar a ligação íntima entre clube e comunidade, afinal de contas o objectivo central da nossa agremiação, e reforçar a capacidade de reivindicação do próprio clube com base nos objectivos sociais e humanos que estão na sua origem. Sempre com a preocupação de continuar a formar melhores atletas e, ainda mais importante, formar melhores homens e mulheres para o futuro. 

 

 

PALMARÉS:

 

SÉNIORES:

- Vencedor Campeonato da Póvoa (Inter-freguesias) - 4 vezes: 1990/91; 1998/99; 2001/02 ; 2002/2003

- Vencedor Taça da Póvoa - 2 vezes:  1989/90; 2002/03

- Vencedor Supertaça da Póvoa - 1 vez:  2002/03

- Vencedor Taça dos Campeões do Inter-Concelhos do Norte - 1 vez ; 2002/03

- Vencedor Taça da Confederação do Inter-Concelhos do Norte - 1 vez ; 2001/02

- Vencedor Taça das Taças do Inter-Concelhos do Norte, 2 vezes: 2004/05; 2005/06

 

JUVENIS:

- Vencedor Campeonato da Póvoa (Inter-freguesias) - 4 vezes: 1984/85; 2002/2003; 2004/05; 2005/06

- Vencedor Taça da Póvoa  - 4 vezes: 1986/87; 1989/90; 1991/92; 2002/03

- Vencedor Taça Disciplina - 1 vez: 1986/87

 - Vencedor da Super-Taça: 1 Vez: 2004/05

 

INFANTIS:

- Vencedor Campeonato da Póvoa (Inter-freguesias) - 3 vezes : 1995/96; 2006/07; 2007/08

- Vencedor Taça da Póvoa  - 2 vezes:  2001/02    ;   2002/03

 

 ESCOLINHAS:

- Vencedor Campeonato da Póvoa (Inter-freguesias) - 1 vez : 2005/06