Make your own free website on Tripod.com
O PROJECTO

logotipo.gif

Home
RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES
GALERIA CAMPEÕES
ESCOLINHA DE FUTEBOL
A HISTÓRIA DO CLUBE
ORGÃOS SOCIAIS
PALMARÉS
BLOG

 

A ORIGEM E A RAZÃO do projecto

Escolinha de futebol

 

Fruto do interesse e entusiasmo demonstrados na zona por muitos jovens e pais, decidimos avançar para uma iniciativa ousada mas crucial para a continuação do trabalho que temos vindo a desenvolver: a criação de um espaço dedicado aos mais novos, às crianças entre os 6 e os 9 anos de idade, para que também eles possam praticar o seu desporto de eleição, de forma mais organizada e segura.

Nas grandes cidades, e nos seus arredores, tem vindo a desenvolver-se uma urbanização desmedida, com quase todos os espaços existentes utilizados com fins habitacionais ou comerciais. Assim, desaparecem os espaços livres onde as crianças e os jovens habitualmente desenvolviam as suas actividades de lazer. Assim, o futebol de rua" é hoje quase inexistente. Se a este fenómeno acrescentarmos a progressiva sedentarização dos próprios jovens, seduzidos cada vez mais pela televisão e por outros meios audiovisuais, temos um cenário preocupante de falta de exercício físico e convivência social, exactamente nas idades em que estas dimensões são mais importantes.

Parece-nos fundamental contribuir para que  esta situação se altere, criando alternativas credíveis para que os jovens possam praticar desporto, passando mais tempo ao ar livre e desenvolvendo um conjunto de valores que podem e devem ser trabalhados a partir da actividade física colectiva.

A formação de uma Escolinha de Futebol no A-Ver-o-Mar F.C. tentará responder aos problemas enunciados atrás, no sentido de criação de mais um espaço de lazer e de ocupação dos tempos livres dos jovens da freguesia. Prtetendemos que esta iniciativa tenha um forte papel social servindo para reunir um grupo de jovens (raparigas e rapazes dos 6-10 anos) que gostem de praticar futebol, independentemente das suas capacidades e posses materiais, organizando e potenciando um conjunto de actividades que tirem o melhor partido das qualidades formativas do desporto.

 

OS OBJECTIVOS da Escolinha de Futebol:

Objectivos gerais

 

-         Procurar contribuir para uma maneira diferente de entender o desporto, e particularmente o futebol, que privilegie a visão integrada do fenómeno como forma de desenvolvimento, individual, social e cívico. Promovendo, assim, o futebol como meio de formação do indivíduo, o gosto de praticar e a alegria de jogar.

 

-         Construir uma prática ligada à formação e ao lazer, sempre baseada na amizade, no prazer, na convivência, na troca de ideias e experiências, no fair-play, sem nunca esquecermos que todos gostamos e precisamos de competir e ganhar.

 

-         Permitir o acesso à prática do futebol a todos os jovens que gostem de praticá-lo, proporcionando a todos as mesmas oportunidades de poderem jogar, independentemente das capacidades e posses de cada um

    

 

     Objectivos específicos

 

-         Despertar o interesse dos rapazes e raparigas para a prática do futebol, proporcionando-lhes uma formação adequada de acordo com o seu desenvolvimento psicomotor.

 

-         Desenvolver nos jovens hábitos de uma ocupação salutar dos seus tempos livres através da prática do futebol, entendendo este como uma actividade complementar em relação ás suas actividades escolares, com uma finalidade eminentemente formativa e social, no respeito integral pelo crescimento harmonioso das crianças e jovens.

 

-         Criar um espaço atractivo, moderno e motivador para a prática do futebol, apesar das limitações óbvias das nossas instalações, nomeadamente do campo pelado de futebol.

 

 As CARACTERÍSTICAS da iniciativa são as seguintes:

-         Gratuita: queremos chegar a todas as crianças que desejam jogar futebol

-         Mista: rapazes e raparigas, porque nestas idades é perfeitamente realizável o treino conjunto, que tem ainda muitas vantagens do ponto de vista de desenvolvimento pessoal e social-

-         Regularidade: uma vez por semana, aos sábados de manhã

-         Responsáveis: dois treinadores Rui Silva (actual treinador da equipa de infantis do clube) e João Nuno Coelho - ambos diplomados com o I Nível do Curso de Treinadores da Associação de Futebol do Porto.

 

CONTEÚDOS FORMATIVOS a desenvolver, através de ACTIVIDADES:

-            Habilidades gerais para o desenvolvimento psicomotor. 

-            Habilidades motoras específicas do futebol.

-            Jogos educativos

-            Regras do futebol

-            Jogos de futebol em espaços reduzidos

-            Futebol-3, nomeadamente torneios em espaço urbano

-            Futebol-5, nomeadamente torneios em espaço urbano

-            Convívios desportivos com outras escolinhas

-            Participação em actividades da Câmara da Póvoa do Varzim

-            Convívios desportivos com os pais dos atletas

-            Convívios com futebolistas de alto nível

-            Sessões de vídeo

 

 ENVOLVIMENTO SOCIAL

 

A Escolinha de Futebol, além de proporcionar às crianças a prática de um desporto, no caso o futebol, também procurará o seu desenvolvimento humano e social. Valores como a amizade, a união e o trabalho em grupo, o espírito de competição, a disciplina, etc, serão preocupações centrais no trabalho dos treinadores.

O objectivo não é somente despertar o talento desportivo, queremos desenvolver o cidadão e valorizar a educação. A participação dos pais deverá ser bastante efectiva, assim como será prestada atenção à actividade escolar do atleta. Procuraremos, assim, construir uma prática de ensino do futebol preocupada com a ligação à Educação Física/Desporto e ao contexto sócio-económico-cultural.

        Muito se podia dizer e comentar sobre os aspectos desportivos e humanos que estas actividades criam nos jovens de 6,7, 8 e 9 anos, mas o aspecto desportivo tem de estar adaptado à ideia de prazer e de festa.

Sabemos que cada vez mais é importante começar cedo, assim como é importante divulgar a modalidade. Começando nestas idades, com um caracter lúdico, iremos permitir que estes jovens encarem o futebol com outros olhos, privilegiando os valores humanos e sociais a que temos feito referência: amizade, fair-play, trabalho de equipa, disciplina e respeito por todos os intervenientes. 

 

   ASSIM, E PARA TERMINAR

 

              A nossa pretensão é formar e não apenas a mera ocupação de tempos livres. A "Escolinha de Futebol" será um complemento da actividade escolar com fins formativos e sociais, com actividades preparadas num ambiente agradável, divertido e eficaz no ponto de vista das aprendizagens, tendo sempre em mente o crescimento são e harmonioso da criança.

Em termos práticos, este será o  início de um processo de formação, sem programas específicos, respeitando o crescimento dos jovens, utilizando o jogo como método fundamental de aprendizagem, onde o "fazer muitas vezes" constitui padrão de ensino. As formas simples, sem grande complexidade e jogadas em espaços reduzidos, aliadas ao rigor do Inverno na nossa região, aconselharam-nos à utilização de um pavilhão, como alternativa ao pelado, em dias de chuva mais intensa.

 

A ESCOLINHA DE FUTEBOL DO AVER-OMAR FC ARRANCOU OFICIALMENTE NO DIA 7 DE DEZEMBRO DE 2002
 
 

 Se desejar mais informações sobre este projecto, ou pretender apoiar o mesmo (seja de que forma for, por favor contacte: